Já tenho um clio desde 96 que o comprei novo. Era um 1.9D comercial e que na altura lhe montei mesmo antes de sair do stand... jantes especiais, retrovisores e parachoques pintados á cor do carro, traseira ligeiramente rebaixada e faroies de nevoeiro. Foi em 96 que começou o "fado" com as alterações no carro.
Uma das grandes alterações foi a passagem do coemrcial a 5 lugares. Aconteceu á quase 3 anos e não me arrependo nada. Depois de toda a burocracia tratada montaram-se os bancos, cintos e a femea virou macho.
Entre passagens por diversos pares de jantes das quais algumas nem fotos tenho, lá cheguei a umas que me cativaram e permanecem no carro já algum tempo...
Mas onde me tenho dedicado mais é sem duvida á mecanica deste clio... e foi assim que avancei para a troca de motor e deixar o parco 1.9D e passar a ter algo mais pujante. Resolvi montar o 1.9Dt proveniente de um volvo S40 (apesar de serem praticamente identicos ao R19, Megane e Mitsubishi Carisma 1.9Dt). A montagem do motor foi logo uma grande diferença notada, mas para mim tinha ficado aquem das expectativas. este motor não tras Intercooler de origem.
A instalação do Intercooler era inevitavel e dias depois do clio sair da oficina, voltou para lá, para a instalação do intercooler frontal e as devidas afinações no turbo e bomba injectora.
Depois do IC instalado e as devidas afinações levou-se o carro ao banco de potencia para verificar o que de lá tinha saido... e o resultado foram uns 119cv com garra.
Mas como nos habituamos depressa ás coisas, e os 119cv começaram as ser poucos e voltamos ás modificações.... desta vez passou por um turbo diferente.
O novo turbo é o da esquerda e nota-se bem a diferença. Depois de colocado ao sitio e de novas afinações... levou-se novamente ao banco para aferir os ganhos.
Aqui ficam os testes da 1ª medição e da 2ª medição onde se podem ver as diferenças nas curvas de potência.
E andou assim com os 149cv durante bastante tempo... até novamente criar habito e parecer que os 149cv já não chegavam. E novamente alterações.
Desta feita foram alterações mais profundas e internas no motor. Passou a ter mais cilindrada que o inicial (1.9), passou a ter uma arvores de cames diferente, cabeça trablhada com valvulas de admissão e escape maiores, pistões maiores, bielas trabalhadas, cambota trabalhada, novo turbo, novo intercooler frontal, radiador de oleo, escape em inox e directo....
Alem do material referido, levou tambem uma barra anti-aproximação, eixo traseiro do clio williams, embraiagem reforçada, amortecedores koni sport, discos brembo (rasgados e ventilados), pastilhas EBC green, capot clio williams, guarda lamas clio williams, tablier clio williams, baquets FK e por ai fora...
Neste momento ainda nao voltei a medir potencia, até pq o clio ainda tem poucos km's e ainda não tem as afinações finais.
Provavelmente esqueci-me de algumas coisas, mas já são tantas coisas alteradas que por vezes vão passando.
Um abraço
Uma das grandes alterações foi a passagem do coemrcial a 5 lugares. Aconteceu á quase 3 anos e não me arrependo nada. Depois de toda a burocracia tratada montaram-se os bancos, cintos e a femea virou macho.
Entre passagens por diversos pares de jantes das quais algumas nem fotos tenho, lá cheguei a umas que me cativaram e permanecem no carro já algum tempo...
Mas onde me tenho dedicado mais é sem duvida á mecanica deste clio... e foi assim que avancei para a troca de motor e deixar o parco 1.9D e passar a ter algo mais pujante. Resolvi montar o 1.9Dt proveniente de um volvo S40 (apesar de serem praticamente identicos ao R19, Megane e Mitsubishi Carisma 1.9Dt). A montagem do motor foi logo uma grande diferença notada, mas para mim tinha ficado aquem das expectativas. este motor não tras Intercooler de origem.
A instalação do Intercooler era inevitavel e dias depois do clio sair da oficina, voltou para lá, para a instalação do intercooler frontal e as devidas afinações no turbo e bomba injectora.
Depois do IC instalado e as devidas afinações levou-se o carro ao banco de potencia para verificar o que de lá tinha saido... e o resultado foram uns 119cv com garra.
Mas como nos habituamos depressa ás coisas, e os 119cv começaram as ser poucos e voltamos ás modificações.... desta vez passou por um turbo diferente.
O novo turbo é o da esquerda e nota-se bem a diferença. Depois de colocado ao sitio e de novas afinações... levou-se novamente ao banco para aferir os ganhos.
Aqui ficam os testes da 1ª medição e da 2ª medição onde se podem ver as diferenças nas curvas de potência.
E andou assim com os 149cv durante bastante tempo... até novamente criar habito e parecer que os 149cv já não chegavam. E novamente alterações.
Desta feita foram alterações mais profundas e internas no motor. Passou a ter mais cilindrada que o inicial (1.9), passou a ter uma arvores de cames diferente, cabeça trablhada com valvulas de admissão e escape maiores, pistões maiores, bielas trabalhadas, cambota trabalhada, novo turbo, novo intercooler frontal, radiador de oleo, escape em inox e directo....
Alem do material referido, levou tambem uma barra anti-aproximação, eixo traseiro do clio williams, embraiagem reforçada, amortecedores koni sport, discos brembo (rasgados e ventilados), pastilhas EBC green, capot clio williams, guarda lamas clio williams, tablier clio williams, baquets FK e por ai fora...
Neste momento ainda nao voltei a medir potencia, até pq o clio ainda tem poucos km's e ainda não tem as afinações finais.
Provavelmente esqueci-me de algumas coisas, mas já são tantas coisas alteradas que por vezes vão passando.
Um abraço