ClioSport.net

Register a free account today to become a member!
Once signed in, you'll be able to participate on this site by adding your own topics and posts, as well as connect with other members through your own private inbox!

  • When you purchase through links on our site, we may earn an affiliate commission. Read more here.

My dear clio diesel



Já tenho um clio desde 96 que o comprei novo. Era um 1.9D comercial e que na altura lhe montei mesmo antes de sair do stand... jantes especiais, retrovisores e parachoques pintados á cor do carro, traseira ligeiramente rebaixada e faroies de nevoeiro. Foi em 96 que começou o "fado" com as alterações no carro.

cliooriginal24sj.jpg


Uma das grandes alterações foi a passagem do coemrcial a 5 lugares. Aconteceu á quase 3 anos e não me arrependo nada. Depois de toda a burocracia tratada montaram-se os bancos, cintos e a femea virou macho.

bancos29tk.jpg


bancos34bn.jpg


Entre passagens por diversos pares de jantes das quais algumas nem fotos tenho, lá cheguei a umas que me cativaram e permanecem no carro já algum tempo...

jante2ms.jpg


Mas onde me tenho dedicado mais é sem duvida á mecanica deste clio... e foi assim que avancei para a troca de motor e deixar o parco 1.9D e passar a ter algo mais pujante. Resolvi montar o 1.9Dt proveniente de um volvo S40 (apesar de serem praticamente identicos ao R19, Megane e Mitsubishi Carisma 1.9Dt). A montagem do motor foi logo uma grande diferença notada, mas para mim tinha ficado aquem das expectativas. este motor não tras Intercooler de origem.

trocamotor20rl.jpg


trocamotor39ov.jpg


trocamotor87bv.jpg


A instalação do Intercooler era inevitavel e dias depois do clio sair da oficina, voltou para lá, para a instalação do intercooler frontal e as devidas afinações no turbo e bomba injectora.

ic22jw.jpg


ic30hb.jpg


Depois do IC instalado e as devidas afinações levou-se o carro ao banco de potencia para verificar o que de lá tinha saido... e o resultado foram uns 119cv com garra.

testemahamastertuning9zz.jpg


Mas como nos habituamos depressa ás coisas, e os 119cv começaram as ser poucos e voltamos ás modificações.... desta vez passou por um turbo diferente.

turbos12tf.jpg


turbos27ez.jpg


O novo turbo é o da esquerda e nota-se bem a diferença. Depois de colocado ao sitio e de novas afinações... levou-se novamente ao banco para aferir os ganhos.

testemahavilauto0ld.jpg


Aqui ficam os testes da 1ª medição e da 2ª medição onde se podem ver as diferenças nas curvas de potência.

mahatestes1xa.jpg


E andou assim com os 149cv durante bastante tempo... até novamente criar habito e parecer que os 149cv já não chegavam. E novamente alterações.
Desta feita foram alterações mais profundas e internas no motor. Passou a ter mais cilindrada que o inicial (1.9), passou a ter uma arvores de cames diferente, cabeça trablhada com valvulas de admissão e escape maiores, pistões maiores, bielas trabalhadas, cambota trabalhada, novo turbo, novo intercooler frontal, radiador de oleo, escape em inox e directo....

bloco4to.jpg


blocotrab30gk.jpg


colaa2cx.jpg


cambota2ls.jpg


bielas5ln.jpg


conjunto10uq.jpg


pisto6yc.jpg


turbo13in.jpg


escape23rr.jpg


motornovo35aa.jpg


Alem do material referido, levou tambem uma barra anti-aproximação, eixo traseiro do clio williams, embraiagem reforçada, amortecedores koni sport, discos brembo (rasgados e ventilados), pastilhas EBC green, capot clio williams, guarda lamas clio williams, tablier clio williams, baquets FK e por ai fora...

embraiagem6jy.jpg


encontro13ou.jpg


encontro200503120118cf9uy.jpg


dscf12909de.jpg


Neste momento ainda nao voltei a medir potencia, até pq o clio ainda tem poucos km's e ainda não tem as afinações finais.
Provavelmente esqueci-me de algumas coisas, mas já são tantas coisas alteradas que por vezes vão passando.

Um abraço
 

G_F

  BMW M3 & Williams 3
dont know what the f**k you are on about, but yeah looks like you spent a lot of time on it..
 

Cam

  182 Cup
Este é um local inglês, fala por favor o inglês. ;)

Trabalho bom em seu carro!
 
Last edited:
  Evo4, MITO, 172 TTV6
The diesel engine looks the same as an rsi but didnt no you could turbo it! Looks sweet as F**k its just a shame I dont understand a word that was written :S
 
  dCi 100
Hey,

I'm gonna answer some of your questions:

So the original engine was the 1.9D (N/A) from Renault. Then, he get hold of a 1.9Dt (turbo) from a Volvo S40, and put it in the car.

The 1.9Dt doesn't have an IC, so he had to aplly one and have the injector pump and turbo properly set up.

With the 1.9Dt + IC + turbo/injector pump tuned = 127hp.

But he quickly became bored and wanted more. It was time for a bigger turbo!

The new turbo is the one on the left :)
After installing it, the car was RR. ( see the charts)

For a while the car rolled around with 149hp, but again.... he wanted more.:D

So now the car had some more radical mods done. Bigger pistons, new turbo, new front IC, straight inox exhaust, new cams, etc, etc.

The car was not tested yet, because the Clio has not yet bedded in all the stuff that was put into it. And it still lacks the final tuning of components.

It also has a strutbrace, uprated clutch, konisport dampers, williams rear axel, brembo brake disks + EBC green, williams bonnet + side wings and williams dash.

The car is to be RR soon :)

Hope you could understand it better,

Cheers,
João
 
Impressive project I'm sure its been on here before.
You need the injectors increasing for more power now I'd guess you should make some serious power if you can get the pump and injectors sorted. No idea what boost its running I though it was 1.4 bar and assuming all th bits work you should be looking at 200hp or so.

Post some more info on how he gets on.

Who made the pistosn are they diesel ones?
 
O carro olha o trabalho bom do mate agradável (Y) im não a afiado no tho das luzes da parte dianteira
 


Top